Quem aí já ouviu falar da ozonioterapia e sabe todos os benefícios que a técnica traz para a saúde? Se você ainda não a conhece, não tem problema, fica aqui comigo que eu vou te explicar.
Em primeiro lugar, ozonioterapia é uma vertente da medicina integrativa, que consiste na prática de colocar o paciente como o foco de todo o processo. Ou seja, não analisar apenas um sintoma ou ponto específico sobre a saúde do paciente, mas sim o conjunto, incluindo as características emocionais, físicas e sociais.
Em segundo lugar, ela é vista como uma terapia de grande peso e relevância. Isso porque a ozonioterapia é capaz de auxiliar no alcance de resultados satisfatórios que poderiam não ser obtidos dentro da medicina tradicional.
Como funciona a Ozonioterapia
Ela consiste na aplicação do ozônio (um gás cuja molécula é composta por 3 átomos de oxigênio), com o objetivo de aumentar a quantidade de oxigênio em nossos tecidos, o que traz diversos benefícios como, por exemplo, o bloqueio do crescimento de bactérias patogênicas em casos de infecção.
Para que serve a Ozonioterapia
Existem diferentes técnicas para a aplicação da ozonioterapia, de acordo com a orientação médica e as condições a serem tratadas. Alguns exemplos são:
- Auto-hemotransfusão
- Mesoterapia de ozônio
- Aplicação dérmica
- Insuflação retal
- Bag de ozônio
Esse processo terapêutico possui como benefícios o aumento da microcirculação, a redução do estresse oxidativo (os chamados radicais livres), a diminuição do tecido fibrótico e a melhora das disfunções estéticas, como celulites e gordura localizada.
Sua ação antibacteriana e anti-inflamatória é capaz de contribuir para a redução de doenças crônicas e aumento da resposta do sistema imunológico às doenças infecciosas.
Acha que acabou? A ozonioterapia ainda tem o poder de auxiliar no tratamento de:
- Doenças respiratórias, como asma, bronquite e doença pulmonar.
- Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e esclerose múltipla.
- Infecções pelo HIV (por meio do estímulo e reforço do sistema imunológico).
- Infecções por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
- Diabetes (evitando as complicações da doença).
Que terapia maravilhosa, não é? Mas, não podemos nos esquecer de que a ozonioterapia não substitui o tratamento médico convencional. Portanto, um profissional especializado deve acompanhar o tratamento.
Contraindicações
Além disso, embora não haja muitos efeitos colaterais, mulheres em período de gravidez ou amamentação não devem utilizar a ozonioterapia, nem pessoas com hipertireoidismo não controlado, intoxicação alcoólica ou problemas sanguíneos.
Se você ficou curioso(a) e deseja experimentar essa técnica terapêutica, fale comigo por aqui ou pelo direct do Instagram.