Fibrose ou queloide

Fibrose: Quem já realizou algum procedimento cirúrgico ou passou por algum tipo de acidente que resultou em cortes, sabe que o processo de cicatrização exige atenção. Durante esse período, o nosso organismo trabalha de forma a restabelecer as funções dos tecidos e cicatrizar a região abaixo da pele. 

Quando isso acontece, podemos dizer que o corpo apresenta um quadro de fibrose. Ou seja, a fibrose nada mais é do que a cicatrização dos nossos tecidos internos. Vale lembrar que se trata de algo super normal e que ocorre em qualquer pós-cirúrgico. 

Provavelmente, você deve estar pensando: “então em qualquer caso de corte e posteriormente cicatrização, há fibrose?” e a resposta é SIM. Essa é uma condição natural do nosso corpo, porém a intenção é que seja totalmente imperceptível.

Em alguns casos, quando o tecido cicatricial é produzido em excesso, acontece o que chamamos de fibrose anormal – levando ao surgimento de nódulos, endurecimento da pele, inchaço, desconforto e dor. Além disso, a cicatrização intensa causa irregularidades estéticas.

Mas, não se desespere: podemos evitar a fibrose anormal, bem como tratá-la.

Como evitar Fibrose anormal?

Para que isso ocorra, é fundamental manter acompanhamento com um fisioterapeuta dermato-funcional e realizar uma reabilitação pós-cirúrgica adequada para cada etapa cicatricial.. Sendo assim, será possível eliminar os líquidos  do corpo, e alongar as fibras, reduzindo o endurecimento local. 

Além disso, também é importante:

  • Evitar esforço físico 
  • Manter uma alimentação balanceada
  • Respirar e praticar exercícios respiratórios
  • Alongar e movimentar-se de acordo com as orientações do seu fisioterapeuta
  • Utilizar a cinta cirúrgica de modo adequado, nunca muito apertada
  • Estar atento aos sintomas 

Como tratar?

O tratamento é feito através de procedimentos estéticos (como a Radiofrequência, por exemplo, temperatura adequada) que busquem devolver a volta da elasticidade normal  da pele, estimular a circulação sanguínea do local, proporcionar o rearranjo das fibras de colágeno e melhorar o aspecto da pele, sem dor ou desconforto. 

A fibrose anormal pode ser tratada precocemente ou tardiamente basta manter acompanhamento fisioterapêutico e seguir as devidas recomendações. Resgate a sua autoestima, diga adeus à fibrose! 

Fisioterapeuta Cíntia de Andrade

Compartilhe

Postagens Relacionadas

Join Our Newsletter

Posso te ajudar?