As consequências trazidas pelo lipedema não são fáceis e simples de se acostumar. Além de interferir diretamente no sistema linfático, a doença ainda causa dores, desconfortos e dificuldades de mobilidade. E como a aplicação da Fisioterapia no Lipedema pode te ajudar?
Também sabemos que esses sintomas não atingem somente o funcionamento do organismo, pois podem, com frequência, causar profundos problemas de autoestima e confiança.
Em quadros como esse, sinto que é o meu dever ajudá-las para encontrar caminhos que possam contribuir para o alívio dos sintomas e melhorar a saúde de vocês.
Nós já conversamos sobre os benefícios que a fisioterapia traz para o nosso corpo e para a nossa mente, mas vocês sabiam que o tratamento também é muito importante para as pacientes que possuem o lipedema? É isso mesmo.
Como a aplicação da Fisioterapia no Lipedema age?
O tratamento fisioterapêutico possui ação direta com o sistema linfático, e se tratando dos casos de lipedema, as técnicas da fisioterapia são capazes de:
- Diminuir o edema encontrado nas pacientes.
- Reduzir as dores causadas pela doença.
- Proporcionar a melhora no aspecto da pele.
Dentre as principais técnicas manuais, podemos identificar a drenagem linfática como uma das mais importantes e eficazes, pois estimula a circulação e faz com que o organismo reduza o edema e o processo inflamatório local. A utilização de bandagens elásticas e roupas de compressão também ajudam no conforto e melhora do inchaço.
Com a prática da fisioterapia, associada a uma dieta saudável com alimentos anti-inflamatórios e atividade física regular, é possível notar a redução da inflamação e, assim, evitar que a doença evolua para outros estágios.
Viu só? A fisioterapia tem um papel muito importante na vida das pacientes que apresentam o quadro de lipedema. Se você tem a doença, marque o seu horário comigo, temos os melhores recursos e técnicas para te ajudar!