Sabe aquelas manchas escuras, de formato irregular, que surgem na pele, principalmente no rosto? O nome disso é melasma.
O Melasma é apenas uma condição dermatológica, mais frequente nas mulheres, em que ocorre a hiperpigmentação de melanina, geralmente na cor castanho-escura e de aspecto simétrico.
Apesar de ser mais comum na região da face, o seu surgimento pode se dar em outras regiões do corpo, como pescoço e antebraços, podendo variar de tamanho. Em algumas pessoas, essa característica pode afetar diretamente o seu conforto e a sua autoestima, interferindo na vida social.
Levando em consideração a maneira como essa melanina é distribuída, o melasma pode ser classificado como:
- Epidérmico: a melanina se concentra na camada superficial da pele (a epiderme).
- Dérmico: essa concentração é vista na camada intermediária da pele (a derme).
- Misto: nesse caso, a concentração de melanina ocorre em ambos os lugares.
Causas e Tratamentos do Melasma
Embora não haja uma causa definida para essa condição, alguns fatores podem contribuir para o surgimento dessas manchas, tais como:
- Alterações hormonais (devido à gestação ou ao uso excessivo de anticoncepcionais).
- Predisposição genética.
- Disfunção da tireoide.
- Exposição aos raios ultravioleta (fator principal).
Até o presente momento, a condição do melasma não apresenta cura, mas alguns tratamentos podem agir diminuindo a coloração e controlando as manchas. Nesses casos, aconselhamos:
- Uso contínuo de protetor e filtro solar.
- Uso de cremes com ativos específicos para manter a barreira de proteção da pele (sob prescrição médica).
- Procedimentos como peelings químicos superficiais que promovem esfoliação cutânea, proporcionando a diminuição da melanina nas camadas superiores da pele.
Uma alimentação saudável, rica em alimentos fonte de vitamina C, E e selênio, como tomate, espinafre, beterraba, laranja e castanha-do-pará, também pode auxiliar na regeneração da pele.
Por isso, o fundamental é cuidar da sua saúde e da sua pele para evitar o surgimento de novas manchas e promover a sua regeneração. Dar atenção ao seu corpo é o primeiro passo para uma vida mais leve e para aumentar a sua autoestima.
Aqui no nosso consultório, você poderá contar com recursos para o tratamento correto do seu melasma. Entre em contato conosco para uma avaliação.