O lipedema é uma doença que afeta, principalmente, as mulheres.
Os médicos e outros especialistas acreditam que as causas do lipedema são, principalmente, hormonais.
⠀
Como regra geral, a doença se manifesta no final da puberdade, durante uma gravidez, ou ao longo da menopausa. Além disso, é comum que mulheres da mesma família desenvolvam lipedema no decorrer das gerações. Estima-se, portanto, que a doença também esteja ligada a fatores genéticos hereditários.
Existem 5 tipos de lipedema, cada um deles afetando uma área específica do corpo.
[imagens]
O desconforto causado pode ser descrito em diferentes graus.
Pode-se observar a progressão da condição em estágios ou “graus” com base na extensão do acúmulo de gordura e outros sintomas associados.
Grau I (leve):
Neste estágio inicial, os sintomas podem ser sutis e facilmente ignorados.
Pode haver uma aparência irregular na pele (celulite) e pequenos nódulos de gordura, mas o contorno geral das pernas ainda parece relativamente normal.
O inchaço pode ser discreto e não tão perceptível.
Grau II (moderado):
Neste estágio, a aparência das pernas começa a se agravar.
O acúmulo de gordura aumenta, causando uma aparência mais volumosa. A celulite se torna mais evidente. O inchaço (edema) nas pernas pode ser mais perceptível após longos períodos em pé ou sentado.
Grau III (avançado):
O lipedema é mais pronunciado e visível. As pernas estão com visíveis depósitos de gordura. A pele pode estar mais sensível e propensa a hematomas. O inchaço é mais persistente e pode ocorrer mesmo sem atividades extenuantes.
Grau IV (grave):
O acúmulo de gordura é significativo e pode afetar outras áreas, como os braços.
A aparência das pernas já incomoda bastante e pode causar dor física e emocional significativa. A pele fica mais propensa a infecções e outras complicações devido ao excesso de gordura.
Grau V (muito grave):
Este estágio representa a forma mais avançada e debilitante do lipedema. Grandes quantidades de gordura acumulada causam deformidades severas nas pernas ou, possivelmente, nos braços. A mobilidade pode ser severamente afetada e a qualidade de vida pode ser consideravelmente reduzida.
A progressão do lipedema pode variar entre as pessoas, e nem todos os indivíduos com lipedema passarão por todos esses graus. O lipedema é uma condição complexa e requer avaliação profissional adequada para o diagnóstico e tratamento corretos.
Já o linfedema pode afetar tanto homens quanto mulheres e se caracteriza por ser um distúrbio do sistema linfático que leva ao inchaço da área acometida de forma desproporcional, isto é, normalmente afetando apenas uma extremidade do corpo.
Com o edema surgindo de forma assimétrica, é comum, também, observar o inchaço nas mãos, e nos pés.
A erisipela é uma outra doença, frequentemente associada com o linfedema, de modo a se constituir como um tipo de celulite superficial, que acomete os linfáticos dérmicos.
Se identificou com algum desses sintomas? Atente-se aos sinais e venha comigo, que posso te ajudar nisso!