mulher com dor nas costas proveniente de inflamação muscular

Por aqui, nós já conversamos sobre vários assuntos, né? E hoje gostaria de trazer um tema muito importante e frequente: a inflamação. Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre o assunto, mas você sabe o que é? 

Bom, a inflamação nada mais é do que uma reação natural e fisiológica do nosso corpo contra algo que não está adequado. Ou seja, é uma resposta de proteção do sistema imunológico que acontece para que haja a eliminação ou neutralização de uma “agressão”, bem como a recuperação do organismo. 

A inflamação pode acontecer em diversas partes do corpo, como por exemplo no intestino, gengiva, ouvido e garganta, que é o mais comum. Além disso, há também as inflamações “clássicas” que ocorrem na pele quando temos algum ferimento.

Vale lembrar que o período de inflamação pode variar de acordo com a permanência dos sintomas e tratamento. 

Sintomas e Tratamento da inflamação: 

Por conta da dilatação dos vasos e do aumento do fluxo sanguíneo para o local afetado, o processo resulta no aparecimento de sintomas, como: 

  • Dor
  • Inchaço ou edema 
  • Vermelhidão 
  • Aquecimento da área (sensação de calor) 
  • Intestino desregulado 
  • Baixa energia 

Provavelmente, você deve estar se perguntando quais são as causas que levam o organismo a estar em estado de inflamação e já adianto que essas causas podem ser diversas. Uma inflamação pode acontecer devido a doenças alérgicas, infecção por vírus ou bactérias, fraturas, doenças crônicas ou agudas etc. 

Quando não cuidada, a inflamação pode se tornar generalizada, levando a grandes complicações futuras capazes de afetar outros órgãos e sistemas. Por ter mais de uma possível causa, o tratamento não é o mesmo em todos os casos e o medicamento anti-inflamatório deve ser utilizado somente sob prescrição médica. 

Se você costuma apresentar algum dos sintomas citados, procure ajuda médica e mantenha seu organismo desinflamado. Além disso, alguns cuidados podem evitar a inflamação. Por isso procure manter uma alimentação anti-inflamatória, pratique atividade física e não se esqueça da hidratação. 

Em casos de dúvidas, você pode entrar em contato comigo

Compartilhe

Postagens Relacionadas

Join Our Newsletter

Posso te ajudar?