Sabemos que a gravidez é o grande sonho de muitas mulheres. O período de transição chega e, com ele, as mudanças que começam a fazer parte da rotina. Além do corpo, é possível notar um estímulo no desenvolvimento emocional da mulher e da família, nesse momento. Mas, intercorrências na gravidez acontecem. E, como evitá-las?
Os hormônios se alteram e o organismo agora já não trabalha somente para um. E por se tratar de um período tão mágico e especial, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados para garantir a segurança da mamãe e do bebê.
Por isso, separei algumas medidas que eu considero fundamentais para evitar problemas durante a gestação, e permitir que você curta essa fase da melhor maneira possível e com todo o amor do mundo:
Não fuja dos exames de rotina
É por meio desses exames que o médico consegue identificar e prevenir os riscos das doenças hereditárias e genéticas que podem atingir a saúde do bebê.
Cuide da sua alimentação
Tudo aquilo que ingerimos reflete em nosso organismo. E no período de gestação, é muito importante que você, mamãe, esteja atenta aos alimentos que consome para garantir o saudável desenvolvimento do bebê e evitar o surgimento de doenças como anemia e diabetes. Portanto, prefira uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e fibras para que o seu organismo consiga absorver todos os nutrientes necessários.
Hidrate o seu corpo
Utilize cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele, e não se esqueça do uso contínuo do protetor solar (o aparecimento de manchas, como o melasma, é muito comum nesse período).
Não se automedique contra intercorrências na gravidez
Medicar-se por conta própria pode gerar grandes riscos à saúde do bebê e também da mãe. Por esse motivo, ao sentir qualquer incômodo, entre em contato com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever a medicação correta.
Evite o sedentarismo
Embora chegue uma fase da gestação em que a barriga já está pesada e a mobilidade um pouco mais reduzida, procure se movimentar e praticar alguns exercícios físicos. Mas, é claro, tudo sob prescrição médica.
Faça drenagem linfática
A menos que a gravidez seja considerada de risco, a drenagem é vista como uma interessante opção para auxiliar na circulação sanguínea e linfática da mulher. Além do mais, também reduz a retenção de líquidos e o inchaço, muito frequentes nesse período.
E você, gravidinha, tem seguido todas essas medidas? Mantenha a atenção nos detalhes e curta muito esse momento!
Se estiver com alguma dúvida ou se quiser agendar uma consulta, fale comigo através dos meus canais de contato.