Hoje, a doutora Gabriela Cabral fala sobre a drenagem linfática no pós-parto.
A gravidez é uma fase mágica, especial e de muitas descobertas e experiências na vida de uma mulher.
Porém, não podemos negar que esse período também é marcado por transformações. E essas mudanças ocorrem tanto interna quanto externamente…
E acabam comprometendo a autoestima das mamães, na maioria das vezes.
Mas, saber como lidar com as alterações que o corpo sofre ao longo da gestação – principalmente no físico – é o caminho ideal para driblar os momentos de insatisfação consigo mesma e recuperar o amor próprio.
Por isso o pós-parto não precisa estar relacionado como vilão no seu processo de recuperação corporal. Pelo contrário, esse é o momento em que você pode e deve redescobrir a sua nova identidade, agora como mãe e mulher, e apostar em procedimentos que devolvam o seu bem-estar.
E posso te contar um segredo? A drenagem linfática tem um poder impressionante nesse quesito!
O que é Drenagem linfática no pós-parto?
A drenagem linfática é uma técnica, na qual um profissional especializado realiza movimentos sobre a pele dapaciente, estimulando o funcionamento do sistema linfático e venoso para que o corpo possa acelerar o processo de eliminação de toxinas, resíduos metabólicos e excesso de líquidos.
Geralmente, o método pode ser efetuado em mulheres logo após o parto, seja ele normal ou cesárea. Ao longo das sessões, os resultados começam a surgir e a paciente começa a notar a melhora no físico e no emocional.
Benefícios
A drenagem possui uma gama de benefícios no pós-parto quando ela é realizada corretamente e é associada a uma alimentação balanceada e ao consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia. Dentre as suas vantagens, podemos destacar que ela:
- Auxilia na redução das medidas
- Reduz a retenção de líquidos.
- Diminui a sensação de pernas cansadas.
- Alivia as dores.
- Ajuda a combater a celulite.
- Ajuda na lactação e no desconforto das mamas
- Promove o relaxamento.
Como dito anteriormente, a drenagem linfática é a opção ideal para que as mamães possam voltar à forma de maneira segura, eficaz e respeitando o ritmo do seu organismo. E, além de tudo, contribui na melhora significativa do comportamento emocional.
Muito legal, não é mesmo? Aproveite e adicione a drenagem linfática na sua agenda de compromissos do pós-parto!
Dra. Gabriela Cabral, fisioterapeuta especialista na saúde da mulher e obstetrícia
Crefito 3 88084 F