Pessoal, por aqui vocês já sabem que eu gosto de sempre dar dicas e conselhos para que vocês possam cuidar da saúde e garantir o bem-estar. E, por isso, também devo sempre alertá-los quando necessário. Descubra hoje quando a drenagem linfática não é indicada!
Nós já conversamos sobre o que é a drenagem linfática e quais os benefícios que o procedimento pode nos trazer. Sabemos que a drenagem atua diretamente no sistema linfático, aumentando o volume e a velocidade da linfa que os capilares e vasos transportam.
Portanto, age na oxigenação dos tecidos, na absorção de nutrientes, nos processos de cicatrização, dentre outras funções.
Mas, embora a técnica favoreça e auxilie o bom funcionamento do organismo, vocês sabiam que em alguns casos há contraindicações?
Pois é! Em pessoas que apresentam condições específicas de saúde, a drenagem não é uma boa opção.
Quando a drenagem linfática não é indicada?
- Infecções agudas
- Insuficiência cardíaca
- Hipotensão arterial (pressão baixa)
- Asma brônquica grave
- Hipotireoidismo não tratado
- Tumores malignos
- Febre
Se você apresenta um ou mais desses sinais, a drenagem não é tão viável em relação a outros pacientes, mas isso não quer dizer que você não possa realizar outros tratamentos. Basta estar em acompanhamento com um fisioterapeuta dermatofuncional para saber quais procedimentos irão te beneficiar e melhorar a sua qualidade de vida.
Você pode começar agendando uma consulta comigo, assim iremos encontrar quais as melhores alternativas para o seu caso.