Se você deseja ou precisa realizar alguma cirurgia, saiba que a fisioterapia deve ser um dos fatores principais para garantir o sucesso com os resultados. Isso porque as técnicas fisioterapêuticas favorecem a recuperação do organismo e evitam possíveis complicações, quando associadas ao procedimento cirúrgico.
No período pré-operatório, os procedimentos realizados na fisioterapia preparam e colaboram para que os nossos tecidos estejam aptos e nas condições ideais até que seja feita a intervenção cirúrgica.
Além disso, quando o fisioterapeuta conhece o paciente antes da cirurgia, é possível planejar antecipadamente como será a recuperação e como o organismo irá reagir após a cirurgia.
Como funciona a fisioterapia no pré-operatório
Durante os procedimentos trabalhamos o aumento da capacidade respiratória, principalmente para as cirurgias de abdominoplastia, podendo também potencializar os resultados e evitar futuras complicações como:
- Fibrose
- Edema
- Hematoma
- Equimose
- Deiscência
- Seroma
A fisioterapia torna-se uma grande aliada, além de garantir conforto e segurança. Ela ajuda para que a cirurgia traga excelência e esteja de acordo com as expectativas do paciente, seja no pré ou no pós operatório.
Existem vários estudos científicos que demonstram o quão importante é a Fisioterapia tanto no período pré-operatório quanto no pós-operatório. Você pode conferir no Google Acadêmico.
São artigos diversos que abordam a questão em diversos tipos de cirurgia, como pediátrica, cardíaca, plástica etc.
Vai fazer cirurgia plástica? Entre em contato comigo e não deixe de acompanhar os próximos conteúdos.