Vocês já me conhecem, eu sempre digo e repito: o processo do pós-operatório é importantíssimo para garantir a eficácia da cirurgia e a melhora da recuperação. Conheça os benefícios do Taping no pós-operatório.
Por conta do enfraquecimento do sistema imunológico resultante da cirurgia, é nesse período que o organismo fica mais propenso a ter infecções e, por esse motivo, você deve redobrar os cuidados.
Dentre todos os cuidados necessários, como repouso, alimentação balanceada e procedimentos estéticos, a utilização do taping no pós-operatório é uma excelente aliada, vocês sabiam?
A técnica consiste na aplicação de uma bandagem elástica, no corte e tensão específicas, logo após a cirurgia. O objetivo é gerar um aumento do espaço entre a pele e estruturas profundas, melhorando assim o retorno linfático e agilizando o processo de recuperação.
O nível de tensão, o tamanho da bandagem e o tempo de utilização podem variar de acordo com a necessidade de cada caso.
Benefícios do Taping no pós-operatório
Além de preservar a mobilidade do corpo, o taping oferece grandes benefícios para os pacientes, como:
- Redução das complicações
- Controle do edema
- Diminuição de dores
- Conforto
- Redução da equimose (roxo que aparece na pele após a cirurgia)
- Diminuição do aparecimento de fibrose
É importante lembrar que, para utilizar o taping, você deve seguir algumas recomendações específicas. Além disso, para garantir a segurança do paciente, somente o fisioterapeuta deve retirar o taping.
Se você realizou ou está prestes a realizar alguma cirurgia, lembre-se de estar atento a esses cuidados. Mais importante que uma cirurgia bem feita, é uma boa recuperação, não esqueça!