Autocuidado e autoestima: O que você tem feito para melhorar a sua qualidade de vida?

Neste momento, você deve estar pensando: “Ah, eu tenho uma alimentação balanceada, pratico exercícios regularmente, tenho uma rotina regrada, entre outras coisas”.

Bacana, isso é muito válido e necessário. Mas o assunto que eu quero falar com você hoje vai muito além disso!

Trata-se de outras pequenas atitudes do seu dia a dia que podem lhe beneficiar em vários aspectos!

Nos últimos anos, temos sido expostos a diversas situações que têm contribuído para o aumento dos casos de estresse, ansiedade e depressão.

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, entre os meses de março e abril de 2020…

Os casos de depressão aumentaram 90% no país e o número de pessoas que relataram sintomas, como crise de ansiedade e estresse agudo, mais que dobrou!

Diante dessa grande onda de emoções, chega uma hora que o corpo e a mente gritam por socorro. E esse é o momento que temos que parar, respirar, refletir e nos olhar com mais carinho.

Precisamos mudar tudo que nos tem feito mal, para que possamos renascer ainda mais fortes.

Autocuidado e Autoestima

O autocuidado e a autoestima são componentes inseparáveis que auxiliam na saúde, tanto física quanto emocional, e são os pontos-chaves para quem quer fugir dos impactos negativos do cotidiano e buscar uma melhor qualidade de vida.

O autocuidado é a forma como nos dedicamos a nós mesmos e priorizamos nossas necessidades, desejos, prazeres, objetivos e interesses, colaborando na redução do nosso sofrimento psíquico e o adoecimento físico. Enquanto a autoestima é uma consequência do amor-próprio, que nos mostra o nosso valor como indivíduo e proporciona bem-estar. Legal, não é mesmo?  

Como dito no começo da nossa conversa, a alimentação saudável e a atividade física são fatores fundamentais para a cura do corpo e da mente, pois em conjunto garantem mais ânimo, energia, prazer e disposição. No entanto, existem outras formas de autocuidado e autoestima que são realmente benéficas para a saúde em geral. Confira:

Como melhorar o cuidado consigo mesma?

  • Não se compare: se comparar com outra pessoa é um gatilho enorme para derrubar a sua autoestima. Para o bem da sua saúde mental, evite as comparações, se torne protagonista da sua história e se aceite como um ser humano que comete erros e que tem defeitos como qualquer um.
  • Tire um tempo para você: aprenda a apreciar a sua própria companhia. Autocuidado é isso, é sobre valorizar as coisas mais simples da vida como ler um livro, assistir a um filme no cinema, viajar e comer sua comida favorita em um restaurante que você tanto ama! Uma dica, quando estiver tirando esse tempo para você, deixe de lado o celular e as redes sociais. 😉
  • Monte uma playlist e divirta-se: o que combina com uma boa playlist? Aí vai de acordo com a sua imaginação, esse momento é todo seu. Dance, cante, tome um banho demorado ou invista num belo skincare, o importante é aproveitar e curtir. 
  • Invista no seu lazer: sair com os amigos também é uma maneira de praticar autocuidado. Quando estamos muito focados em nossos trabalhos e problemas do dia a dia, nos sobrecarregamos e rapidamente o estresse e a ansiedade surgem. O ideal é investir na vida social e fazer atividades com seus amigos que lhe rendam boas risadas e recordações. 

Não é preciso muito para praticar o autocuidado e elevar a autoestima. Tenha em mente que pequenas atitudes, que fazem você se sentir feliz, são as que realmente importam e, quando estamos bem com nós mesmos, somos mais resilientes a qualquer problema físico ou emocional. Viva um dia de cada vez e se dedique para que todos esses momentos sejam especiais! 

Estudo sobre estresse, ansiedade e depressão: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/depressao-ansiedade-e-estresse-aumentam-durante-a-pandemia/ 

Compartilhe

Postagens Relacionadas

Join Our Newsletter

Posso te ajudar?