Por aqui, nós já conversamos sobre as causas e sintomas do lipedema, né? Mas hoje, gostaria que vocês percebessem a importância que o tratamento da doença tem. Você vai descobrir o que o lipedema não tratado pode causar.
Vocês já sabem como tratar o lipedema, mas muitas pessoas ainda possuem a seguinte dúvida: “e se não tratar, o que acontece?”.
Bom, assim como qualquer outra doença, quando não providenciamos o devido tratamento, o quadro tende a piorar resultando em mais complicações para o paciente. No caso do lipedema, não é diferente.
O lipedema é uma doença crônica que afeta principalmente as pernas, causando um aumento anormal de gordura nessas áreas. Muitas vezes, confundimos o lipedema com obesidade, ou apenas um quadro severo de celulite.
Se não providenciarmos logo o tratamento, o lipedema não tratado pode piorar com o tempo e resultar em:
Lipedema não tratado: consequências
Quando não tratado, o lipedema, por ser uma doença progressiva, pode apresentar sintomas mais severos. Exemplos são aumento dos nódulos e endurecimento subcutâneo. Com o agravamento do quadro, a doença resultará em mais dificuldade para mobilidade.
Bem como danos no sistema linfático , prejudicando ainda mais a qualidade de vida, a autoestima, a vida social e a rotina das pacientes.
Por isso, se você apresenta os sintomas da doença, não prolongue o tempo de espera, procure acompanhamento médico e realize o tratamento adequadamente.
Cuide da sua saúde e não deixe para depois. É um conselho de amiga, cuide-se!