mulher mostra celulite nas coxas

Hoje, iremos falar sobre a grande vilã para a maioria das mulheres: a celulite.

Bom, por aqui vocês já sabem que eu sou completamente a favor do corpo livre. E acredito que todas nós devemos procurar a nossa melhor versão, sempre. 

Mas, a celulite é identificada em mais de 90% das mulheres e, com frequência, recebo muitas dúvidas e relatos das pacientes. E percebo que, infelizmente, embora essa condição não seja considerada doença, é capaz de influenciar na autoestima.

A celulite prejudica a vida social e causa grande desconforto. 

Por isso não poderia deixar de dizer que… sim! Existem tratamentos estéticos que podem contribuir para minimizar a celulite. E também melhorar o aspecto da pele. É válido lembrar que o tratamento deve ser contínuo, já que a condição também é contínua.

Antes de apresentar a vocês as principais opções de tratamento…

Afirmo que alimentação saudável, ingestão de líquidos e prática de exercícios físicos podem contribuir para a prevenção. Além disso, contribuem também para o combate da celulite já existente.

Porém, isso não se trata de uma fórmula mágica. A celulite provém de uma série de fatores hormonais e genéticos. Por conta disso, ninguém está 100% livre dessa condição, ok? 

Celulite tem tratamento! Veja os principais: 

  • Radiofrequência: Consiste na utilização de ondas eletromagnéticas para elevar a temperatura da pele. A técnica estimula a contração das fibras de colágeno, melhorando o aspecto da pele e a sua flacidez. 
  • Drenagem linfática: embora não seja indicada para o tratamento específico da celulite, ao drenar a linfa, a drenagem evita a retenção de líquidos e, consequentemente, a origem dos nódulos de gordura. Sendo assim, a técnica é capaz de evitar a formação da celulite em sua forma inicial. 
  • Ozonioterapia: sendo uma vertente da medicina integrativa, o método terapêutico tem como ação administrar o ozônio no corpo, aumentando o oxigênio nos tecidos e melhorando as disfunções estéticas, como a celulite.
  • Endermologia: o equipamento utilizado no procedimento, ao deslizar sobre a pele e realizar a sucção, promove um aumento no espaço entre a pele e os músculos, trazendo firmeza e reduzindo a aparência das celulites. 
  • Carboxiterapia: a técnica consiste na aplicação de gás carbônico no local, através de agulhas finas, estimulando a produção de colágeno e elastina, promovendo a firmeza da pele e remodelando a região. 

Aí vai um lembrete: a celulite não precisa ser um empecilho para a sua vida social e principalmente um fator que diminua o seu amor próprio, combinado? Se quiser, aposte nos tratamentos estéticos e nos bons hábitos diários, mas não deixe de se amar e entender que a saúde é o nosso bem mais precioso.

Fisioterapeuta Cíntia de Andrade

Compartilhe

Postagens Relacionadas

Join Our Newsletter

Posso te ajudar?