Com a correria do dia a dia, muitas vezes, não nos damos conta de que todas as coisas que fazemos ou sentimos refletem no nosso corpo e em nossa saúde. Por isso, existem tratamentos específicos que auxiliam na melhora no funcionamento do organismo, como a liberação miofascial.
Vocês sabiam que a má postura, treinos intensos, sedentarismo e até mesmo o estresse emocional podem causar a rigidez do tecido fibroso que recobre e protege os músculos do nosso corpo?
Portanto, este tecido conhecido como fáscia, quando muito enrijecido, favorece o acúmulo de toxinas e nódulos. Assim, ocorre a diminuição da elasticidade e da flexibilidade do músculo, resultando em dores e desconfortos.
E como podemos melhorar esse quadro? Com a liberação miofascial, já ouviu falar?
O que é liberação miofascial?
Trata-se de uma técnica, na maioria das vezes manual ou com aporte de instrumentos específicos, na qual o fisioterapeuta realiza a técnica com pequenas pressões em algumas partes do corpo que estão mais tensionadas.
O objetivo é permitir o deslizamento do músculo com a fáscia resultando em maior aporte de O2, melhor lubrificação e, consequentemente, diminuição das dores e melhora na postura. Além disso, o procedimento também proporciona:
- Diminuição da rigidez articular
- Prevenção de lesões
- Alívio das tensões
- Melhora na circulação sanguínea
- Maior mobilidade
- Recuperação da coordenação
- Equilíbrio muscular, funcional e articular
- Diminuição dos desconfortos
- Relaxamento
- Restauração das funções musculares
O procedimento é indicado para qualquer pessoa que sofra com tensões musculares e dores constantes. No entanto, é muito importante lembrar que deve ser realizado somente por profissionais especializados no assunto e que saibam todos os manuseios da técnica.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo e veja tudo o que a liberação miofascial pode fazer por você!